
Que razão estará por detrás de tantos preferirem um AUDI a outros automóveis com designs igualmente atractivos, níveis de segurança semelhantes e preços idênticos? Eu, que recentemente elegi esta marca para renovar a minha frota, sei porque o fiz. Considerando o livro “Buy-Ology”, de Martin Lidstrom. Um livro que me ensinou a descobrir as razões por detrás das estatísticas. Sei que é o carro mais desejado pelos Portugueses e também o mais roubado por carjaking. Mas então, o que leva tantos a optar por esta marca?
É muito possível que tenha a haver com o slogan da empresa: “Vorsprung durch Technik”. Desconfio seriamente que existam muitas pessoas fora da Alemanha e da Suíça que saibam o que isto significa. Traduzindo, quer dizer sensivelmente «progresso através da tecnologia». Talvez nem muitos vendedores desta marca o saibam mas, os fãs dos U2, entre os quais me incluo, saberão que Bono murmura essa frase no início da música “Zooropa”. Mas a questão não é essa. A maior parte das pessoas sabe que a frase está em alemão. Depois o nosso cérebro liga «automóvel» a «Alemanha», por causa de tudo o que aprendemos ao longo da vida sobre excelência da indústria automóvel alemã. Altos padrões de qualidade. Precisão. Consistência. Rigor. Eficiência. Segurança. Resultado: saímos do concessionário com as chaves do AUDI na mão. E porquê? Raramente temos consciência, mas a realidade é que, num mundo lotado de carros que mal se diferenciam uns dos outros, surge de repente no nosso cérebro um marcador somático que liga a Alemanha à excelência tecnológica e que nos motiva a preferir aquela marca.
É muito possível que tenha a haver com o slogan da empresa: “Vorsprung durch Technik”. Desconfio seriamente que existam muitas pessoas fora da Alemanha e da Suíça que saibam o que isto significa. Traduzindo, quer dizer sensivelmente «progresso através da tecnologia». Talvez nem muitos vendedores desta marca o saibam mas, os fãs dos U2, entre os quais me incluo, saberão que Bono murmura essa frase no início da música “Zooropa”. Mas a questão não é essa. A maior parte das pessoas sabe que a frase está em alemão. Depois o nosso cérebro liga «automóvel» a «Alemanha», por causa de tudo o que aprendemos ao longo da vida sobre excelência da indústria automóvel alemã. Altos padrões de qualidade. Precisão. Consistência. Rigor. Eficiência. Segurança. Resultado: saímos do concessionário com as chaves do AUDI na mão. E porquê? Raramente temos consciência, mas a realidade é que, num mundo lotado de carros que mal se diferenciam uns dos outros, surge de repente no nosso cérebro um marcador somático que liga a Alemanha à excelência tecnológica e que nos motiva a preferir aquela marca.
Um passarinho contou-me que meteste audi’s na escola… não deves estar bom da cabeça lol…
ResponderExcluirEspero que não seja esse da imagem, isso mais parece uma gaivota com rodas…
Da AUDI looooooooool
apesar de ser grande apreciador dos U2... Tb comprava um AUDI lol...
ResponderExcluirmas essa "gaivota" não :oP
Francisco M.